Sendiens são uma nova raça de vida artificial originalmente criada através de um acidente envolvendo dados virtuais e um disco de armazenamento sobrecarregado.
Denominados ''Sentient Digital Entity'' ou ''Sendien'' eles são criados à partir dos dados em um HD (Hyper disc) usado para armazenamento em inúmeros dispositivos.
Sendiens são compostos pelos arquivos de informação de um HD tomando forma física, sendo assim, ditos arquivos (fotos, videos, musicas, textos, etc.) Tornam-se a consciência e memórias de um sendien, definindo sua personalidade inicial. É válido adicionar que essas são apenas memórias base, visto que Sendiens também criam suas próprias memórias conforme vivem.
A forma real de um sendien, pura energia e informação tomando uma forma física.
Sendiens naturalmente expandem e dissolvem em contato ao ar, por isso, necessitam de um corpo para mantê-los em forma e, essencialmente, vivos.
Os corpos são feitos de acordo com as especificações de cada indivíduo, sendo modulares por natureza, podendo ser modificados e completamente substituídos se houver necessidade.
A cabeça de um sendien é um dos detalhes mais distintos e importantes da espécie. Mesmo com toda a variação no resto de seus corpos, as cabeças sempre seguem um mesmo padrão, com raras exceções. Ainda assim, as cabeças podem ser vastamente diferentes em questão de aparência e função de acordo com cada indivíduo.
Mesmo com os perigos de se expor ao ar, sendiens tendem a não gostar de se esconder completamente, deixando pequenas partes de suas formas reais visíveis através de ''portas'' distribuídas por seus cascos, de acordo com a preferência de cada um. Essa prática não se mostra perigosa a eles, se feito em porções sendiens conseguem concentrar energia o suficiente para tornar a porção física e tangível
Os Cascos tendem a ser humanóides, mas foram observados varias exceções a essa regra. Partes diferentes tem funções e habilidades diferentes de acordo com preferência.
Costumam conter computadores para auxiliar com o gerenciamento e funcionamento do corpo, e antenas para comunicação à distância.
A parte mais reforçada de um corpo sendien, costumam ter um cofre altamente resistente dentro para proteger o indivíduo em caso do resto do corpo ser destruído.
Normalmente o meio principal de interação com objetos próximos, também pode contar cabos e plugs para comunicação direta com outras máquinas.
Variam entre forma digitígrada e plantígrada, com modificações de acordo com a necessidade para mobilidade, por exemplo: rodas ou esteiras